Terrárea_sementes

O início do ano é altura de renovações e de novos ciclos, um conceito que se aplica a nós, mas também a muitas hortas e pomares. Janeiro e Fevereiro são, deste modo, os meses indicados para plantar ou começar as sementeiras, de certos produtos hortícolas. Veja quais.

As sementes

As sementes são a base da agricultura e são o início do que comemos ou vestimos. São o princípio da planta que vai servir como base para os nosso perfumes ou para a nossa cosmética e, cada vez mais, como algo ornamental para os nossos dias.

Quando nasce um rebento de uma semente é vida que estamos a testemunhar e isso, de alguma forma, faz-nos sentir bem com a Natureza. Não acredita? Experimente colocar algumas sementes de flores, vegetais ou ervas aromáticas na terra. Prometemos sorrisos nos primeiros rebentos que surgirem nestas pequenas formas de vida. 🙂

É com esta ligação à Terra e com a certeza da importância de todas as formas de vida, que nós, na Terrárea, também queremos fazer parte de um mundo que nos forneça qualidade nas sementes, que mais tarde se tornarão o nosso alimento.

Através de uma produção responsável e biológica chega-nos as Sementes Vivas. Uma marca portuguesa que escolhe caminhos sustentáveis. Visite-nos em Matosinhos para perceber quais as sementes para si e para o seu ambiente e veja aqui quais as mais indicadas para plantar no início do ano, em Janeiro e Fevereiro.

Frutos

Ao contrário do que muita gente pensa, alimentos como a Abóbora, a Beringela, Curgete, Pepino, Pimento ou Tomate, são considerados frutos! E todos estes são exemplos de sementes que devem ser colocadas em sementeiras/tabuleiros para a primeira germinação.

O pimento é uma cultura que prefere solos férteis e com disponibilidade de água.

Já produtos como a abóbora, curgete, tomate ou pepino têm uma cultura muito produtiva e são fáceis de cultivar. Por isso é aproveitar!

Terrárea Sementeiras

Verduras

Aqui tudo é mais fácil, ou pelo menos em mais quantidade. A Acelga, Alface, Espinafre ou Rúcula, além de serem alimentos que são riquíssimos em nutrientes energéticos, temos a sorte de os poder plantar e colher durante quase todo o ano.

Com excepção dos espinafres, todos estes exemplos podem ser semeados em sementeiras durante o mês de Janeiro e transplantados para a terra durante o mês de Fevereiro.

O cultivo dos espinafres deve ser feito de forma directa no solo. É de rápido desenvolvimento e permite várias colheitas.

Raízes

Normalmente os vegetais que crescem debaixo da terra, podem-se desenvolver mais tarde, com o início da Primavera. 

No entanto, encontramos algumas espécies que não se importam tanto com o frio e que podem começar a rebentar nas sementeiras.Falamos da Beterraba, Cebola e Cenoura.

Terrárea_rebentos

Ervas aromáticas

As ervas aromáticas são das sementes mais fáceis de cultivar e normalmente conseguimos fazer com que cresçam saudáveis nos nossos apartamentos ou em locais mais citadinos.

Outra grande vantagem é o facto de se poder dar vida a estas plantas em quase todo o ano. Também a colheita pode ser feita em qualquer época, o que significa que conseguimos ter sabores únicos nos nossos pratos sempre que quisermos. Não é óptimo?

Neste momento temos as seguintes sementes disponíveis em loja:  

  • Cebolinho
  • Orégãos
  • Salsa
  • Erva Cidreira
  • Tomilho
  • Coentros
  • Funcho
  • Manjericão

Todas estas sementes são indicadas para colocar nas sementeiras durante os meses de Janeiro e Fevereiro, excepto o funcho, que não tem necessidade de passar por este processo, e pode ser colocado directamente na terra durante o mês de Março.

 

Estas são as sementes e os vegetais que podem já começar a ser cultivados durante o mês de Janeiro e Fevereiro.

Tem algum preferido? Ou está a pensar plantar algum hortícola que não esteja aqui representado? Gostaria de ter um Workshop na Terrárea com este tipo de conteúdo?

Deixe-nos saber tudo nos comentários! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Add to cart